A Faculdade de Sabará

A nossa história se confunde com a história de nossa cidade

Nossa História

Sabará, uma das primeiras Vilas do Ouro de 1711, viveu seu período áureo de educação e cultura entre o século XIX e a primeira metade do século XX. Na educação e no ensino, Sabará teve, durante seu desenvolvimento, um expressivo número de eméritos educadores, responsáveis pela formação de grandes intelectuais brasileiros. Entretanto, talvez devido à transferência da capital mineira de Ouro Preto para o antigo distrito sabarense de Curral Del Rey (atual Belo Horizonte), as tradições educacionais de Sabará reduziram-se, até 1997, a escolas públicas de 1º e 2º Graus.
Às vésperas de um novo milênio, Sabará encontrava-se diante dos desafios impostos pelo mundo contemporâneo. Inserido nessa perspectiva, o então acadêmico de Administração e de Direito – Marcelino Maia de Lima Guerra – apresentou, em 1995, aos sabarenses um projeto de sua autoria e por ele denominado “Projeto Universidade de Sabará”, no qual idealizava para a cidade vários cursos universitários. A partir dessa iniciativa, foi criada pelo seus pai, Dr. Mário de Lima Guerra, a Sociedade Educacional e Cultural de Sabará – SOECS-, Empresa Mantenedora cujo objetivo foi implantar e manter o referido projeto.
Em 20 de setembro de 1998, a Mantenedora inaugurou a Faculdade de Sabará e o seu primeiro curso: Administração. O segundo curso criado foi o de Letras, com habilitação em Português/Espanhol e respectivas Literaturas. A seguir, foi criado o curso de Direito “Desembargador Hélio Costa”. Todos os cursos foram autorizados e reconhecidos pelo MEC.
Os objetivos da Mantenedora da Faculdade de Sabará são:
I – Manter estabelecimentos de ensino superior e outras instituições de ensino e pesquisa, em qualquer nível, que venham a contribuir para a realização e aplicação do ideário consagrado pelos educadores eméritos de Sabará, visando à formação do cidadão intelectualmente culto, espiritualmente nobre e socialmente prestante.
II – Promover medidas que, atendendo à reais condições e necessidades do meio, permitam ajustar o ensino aos interesses dos estudantes.
III – Realizar, apoiar, incentivar e difundir as iniciativas voltadas para o conhecimento, desenvolvimento e defesa da Cultura, promovendo a Arte em todas suas manifestações, bem como inserindo a formação cultural nos programas educacionais.
IV – Propugnar pelo respeito e admiração à Natureza, através da preservação ambiental racional e da educação sobre cultivo dos vegetais e da convivência com o Reino Animal, sempre priorizando o direito natural da sobrevivência humana.
O princípio fundamental da Faculdade de Sabará é o de que “só existirá educação se houver liberdade”. Assim, uma vez que busca essa independência intelectual, a instituição não se vincula a qualquer segmento político ou ideológico, abrigando entre sócios, dirigentes ou professores quaisquer cidadãos que usufruam de mérito e de competência.
A Faculdade de Sabará

A Missão da Faculdade de Sabará é:

Contribuir para o contínuo progresso da sociedade por meio da oferta de uma educação de excelência, pautada em valores humanísticos, inclusivos, culturais e sustentáveis, proporcionando a formação de profissionais competentes, éticos e humanizadores.

A Faculdade de Sabará busca formar:

  • cidadãos intelectualmente cultos, espiritualmente nobres e socialmente prestantes;
  • profissionais livres, criativos e atuantes no desenvolvimento comunitário regional e nacional, com base em sólidos princípios de solidariedade humana e de atenta defesa dos elevados interesses de seu Povo e de sua Pátria;
  • profissionais sensíveis aos valores culturais de seus compatriotas e dotados de espírito crítico para um perfeito entendimento dos aspectos positivos e negativos inerentes às mutações sócio-econômicas que tanto afetam a vida dos brasileiros;
  • consciências entranhadas pelo respeito aos sagrados direitos de um povo: Liberdade, Justiça, Educação, Trabalho e Saúde;
  • líderes honestos e trabalhadores.

Mensagem do Presidente da Mantenedora da Faculdade de Sabará

A Faculdade de Sabará é a realização de um sonho de uma das três primeiras cidades de Minas Gerais. Este empreendimento foi possível graças a um estudo elaborado em 1995, pelo então Acadêmico de Direito e de Administração, Marcelino Maia de Lima Guerra. Tal estudo foi apresentado aos sabarenses, através de um projeto denominado “Universidade de Sabará”, que obteve mais de 300 adesões para uma inesquecível e corajosa luta, até alcançar a vitória.

Já nas páginas iniciais do projeto, foram claramente registradas as intenções da nossa Instituição: resgate dos valores morais e intelectuais mineiros, através de uma educação associada à cultura e às tradições dos Mestres de Sabará.

Cumprindo nossas intenções, procuramos tratar cada Aluno de forma personalizada, com dignidade e justiça. Oferecemos ao Aluno um nível de Ensino da melhor qualidade, o desenvolvimento de suas aptidões culturais e a oportunidade de melhor conhecer e valorizar suas raízes.

Image
Como complemento do seu processo educativo, esperamos de cada Aluno um firme compromisso com a Faculdade, absoluto respeito para com seus Professores, Colegas e outras pessoas da Comunidade Acadêmica.

O acerto desta nossa Metodologia vem sendo comprovado pelos ótimos resultados alcançados pelos Alunos graduados por nós. Convido você, a quem dediquei esta mensagem, para conhecer nossa Instituição. Estamos instalados em um ambiente de maravilhoso e tranquilizante verde, tendo permanente contato com a Natureza.

Será um prazer tê-lo conosco no ideal do desenvolvimento de nossos conceitos universitários, nas práticas de envolvimento com a sociedade em que estamos inseridos e contando com uma Comunidade Acadêmica em permanente processo de especialização.

Aqui você promoverá seu autodesenvolvimento, desfrutará dos nossos programas culturais e ainda ganhará seu nome registrado nas páginas históricas da gloriosa Sabará.

Um abraço,

MÁRIO DE LIMA GUERRA
Presidente da Mantenedora da Faculdade de Sabará

DIRETORIA

Marcelino Maia de Lima Guerra
Jurídica e InstitucionalMarcelino Maia de Lima Guerra
Christina Maria de Lima Guerra Coelho de Vasconcellos
Didático – PedagógicaChristina Maria de Lima Guerra Coelho de Vasconcellos
Maria da Glória Ribeiro
Administração e Secretaria GeralMaria da Glória Ribeiro
Rodrigo Medeiros de Castro  Maia
Executiva (Matutina)Rodrigo Medeiros de Castro Maia
Rogério Visacro
Executiva (Vespertina)Rogério Visacro

COORDENADORIA

José Anisío Moura
Curso de AdministraçãoJosé Anisío Moura
Claudia Leite Leonel
Curso de DireitoClaudia Leite Leonel
Graziela Armelao Jácome
EntensãoGraziela Armelao Jácome
Augusta Isabel Junqueira Fagundes
Pesquisa e Pós-GraduaçãoAugusta Isabel Junqueira Fagundes
Ari Ferreira Drumond
EstágioAri Ferreira Drumond
Steffania Maria Jose de Oliveira Santana
RegistrosSteffania Maria Jose de Oliveira Santana

Atos Autorizativos

Bacharelado em Administração

Período

Vagas

Turno

Regime da Matrícula

Situação Curso

8

50 Semestrais

Noturno

Semestral

Renovação de Reconhecimento pela Portaria nº 704, de 18/12/2013

Bacharelado em Direito

Período

Vagas

Turno

Regime da Matrícula

Situação Curso

10

40 Semestrais

Noturno

Semestral

Renovação de Reconhecimento pela Portaria nº 638, de 21/10/2016

Resultados avaliativos

Relato Institucional

(RI)

Relatório de Autoavaliação Institucional

Relatório de Apropriação de Resultados Avaliativos

Conceitos Institucionais

Ano

CI

Fonte

Ano

IGC

Fonte

2014

3

Port.633 de 22 de julho de 2014

2015

2

ENADE 2015

2010

3

emec

2012

3

ENADE 2012

Curso de Administração

ANO

ENADE

CPC

CC

2015

3

2

3

2012

3

3

3

Curso de Direito

ANO

ENADE

CPC

CC

2015

2

2

3

2012

3

3

4

Plano de Desenvolvimento Institucional

PDI 2018-2022

Manuais e Regulamentos

Regimento Interno

Manual do Aluno

Campus

Rodovia Sabará/BH, Km 14, Bairro Ceieira, CEP: 34.555-000, Sabará MG

PABX: (31) 3671-2560

Funcionamento: das 7 às 22:30h

Escritório BH

Av. Brasil, 84/907, Bairro Stª. Efigênia, CEP: 30.140-001, BH/MG

Tel: (31) 3241-2891 / 0800 31 30 70

Fax: (31) 3241-7204

Funcionamento: das 8 às 18h

Newsletter

Adicione seu e-mail para ficar por dentro das novidades da nossa Faculdade.

Search