Campus

Aumentar Fonte Tamanho Padrão Diminuir Fonte  Imprimir

O campus da Faculdade de Sabará está situado na Avenida Expedicionário Romeu Jerônimo Dantas, nº 1.084, bairro Caieira. Trata-se da principal avenida do município, por ser o prolongamento da Rodovia MGT05, que liga Sabará à Capital do Estado. A área do campus, adquirida por compra, conta com aproximadamente 100.000 m², abrigando, além das edificações, um vasto e belíssimo Parque Ecológico, com diversas espécies da fauna e da flora. Os edifícios são três, a saber: Edifício Profª. Maria de Lourdes Guerra Machado, o Edifício Profª. Marli Starling Maia Guerra e o Edifício Dra. Christina Maria de Lima Guerra Coelho de Vasconcellos. Neles, estão distribuídas as salas de aula, Biblioteca, Auditório, Laboratórios e Espaços Administrativos.

No ponto mais alto do campus, está erguida a Capela do Divino Espírito Santo, Patrono da Faculdade de Sabará. No estilo Barroco, a Capela do Divino é uma Réplica perfeita da Capela de Santo Antônio, erigida por volta do ano 1.700 pelo fundador da cidade, o Bandeirante Borba Gato. Na Capela do Divino, Missas são celebradas periodicamente, abertas à Comunidade Acadêmica e à Sociedade Local. A ambiência é marcada pelo silêncio acolhedor do verde floresta, com ocasionais e solenes estalos dos frondosos bambus gigante, gênero dendrocalamus, de origem exógena, asiática, que com seus 25 metros de altura, sombreiam e decoram o entorno.

Na entrada do campus, moderna e funcional portaria controla a entrada da comunidade acadêmica, visitantes, bem como o fluxo de veículos. Logo acima, situa-se a cantina. A Faculdade oferece ainda, gratuitamente, um estacionamento de 4.000 m², situado em área contígua a outra, em que se preserva a vegetação vicinal, margeando o histórico Rio das Velhas.

A Casa Dona Geny Guerra é uma extensão do campus, situada na Rua da República, 55, Centro Histórico de Sabará. Nela, são recepcionados, o NPJ (Núcleo de Práticas Jurídicas, do Curso de Direito), o Juizado Informal de Conciliação e o CEJUSC (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania), estes últimos, fruto de convênio celebrado com o TJMG.